Confira o discurso de abertura da Ficons, feito pelo presidente do Sinduscon-PE, Antônio Cláudio Couto - Sinduscon PE

04/09/2024 - Sinduscon-PE

Senhoras e senhores,
Boa tarde!

É com grande entusiasmo que damos as boas-vindas a todos e todas à XIII Feira Internacional de Materiais, Equipamentos e Serviços da Construção – Ficons! Este evento, promovido pelo Sinduscon-PE, não é apenas uma vitrine do que há de mais inovador e moderno no setor da construção civil, mas também um ponto de encontro de ideias, parcerias e oportunidades de negócios.

Vivemos um momento muito especial para o nosso setor. Com juros mais baixos e um crescimento contínuo da empregabilidade no setor construtivo, incentivos à moradia, ou seja, temos todas as razões para acreditar que o segundo semestre deste ano seguirá uma tendência positiva. A demanda aquecida por novos lançamentos imobiliários só reforça esse cenário otimista. E é nesse contexto que realizamos a nossa feira, que este ano é 50% maior que a edição anterior, refletindo o dinamismo e a confiança do mercado.

Nesses próximos quatro dias, o Pernambuco Centro de Convenções se transformará em um verdadeiro palco de inovações, com mais de 180 marcas trazidas por 130 expositores. Ficamos felizes em pensar na Ficons como um grande evento facilitador de relacionamentos, um verdadeiro catalisador de negócios, onde profissionais da construção civil, incluindo construtores, engenheiros, arquitetos, técnicos especializados e comerciantes, encontram um ambiente propício para se atualizar e fechar negócios.

Estamos honrados também com a presença da vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause, aqui representando a governadora Raquel Lyra, que estará conosco amanhã no Sinduscon-PE, e do presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, Renato Correia, que nos traz uma visão otimista sobre o futuro do nosso setor. Como ele bem destacou, as vendas recordes de imóveis no segundo trimestre de 2024 são um reflexo da força e resiliência do mercado imobiliário brasileiro. A manutenção de um cenário econômico estável e positivo é fundamental para o fortalecimento do setor e para a ampliação do acesso à moradia, objetivos que todos nós aqui compartilhamos.

Ao longo das próximas horas e dias, convido cada um de vocês a aproveitar ao máximo as oportunidades de networking, a explorar cada estande, a descobrir as inovações que nossos expositores trouxeram com tanto empenho e dedicação. Este é um espaço para troca de conhecimento, para firmar parcerias estratégicas e para juntos, construirmos o futuro da construção civil no Brasil.

Agradecemos imensamente a todos os expositores, patrocinadores, visitantes e parceiros que tornaram esta feira possível. Sejam todos muito bem-vindos, aproveitem a Ficons e façam desta feira um sucesso ainda maior do que já está prometendo ser.
Muito obrigado e uma excelente feira a todos!

Antônio Cláudio Couto
Presidente do Sinduscon-PE